Curso de Comandos Elétricos e Proteção de Motores

Este curso é indicado para todos os profissionais eletricistas e alunos de cursos na área que buscam qualificação profissional para trabalhar com motores elétricos monofásicos e trifásicos, contatores, relés protetores e temporizadores, chaves de partida para comando elétricos de motobombas e diversos motores. Além do pessoal de instalação e manutenção de ar condicionado de médio e grande porte que possuem comandos elétricos em seus circuitos.

O curso foi cuidadosamente planejado para oferecer aulas teóricas fundamentais ao entendimento dos elementos envolvidos, além de muitas atividades práticas.

Carga horária: 40 horas 

Conteúdo Programático:
 
– Conceito de comandos e proteção;
– Elementos envolvidos nos circuitos de comando e força, como: Botoeiras, sinaleiros, contatores, relés de proteção, fusíveis, disjuntores, relés temporizadores, etc;
– Motores elétricos monofásicos e trifásicos de 03, 06, 09 e 12 fios, fechamento de bobinas, identificação da numeração dos fios e ligações estrela, triângulo, dupla estrela e duplo triângulo;
– Chaves de Partida: Direta, reversora, estrela-triângulo, compensadora, série-paralelo. Estudo dos diagramas, funcionamento, dimensionamento e práticas de instalações;
– Apresentação do software Cad&Simu para desenhar e simular os circuitos de comando e força;
– Além de diversas experiências repassadas ao longo do curso, como por exemplo: Acionamento de circuitos de iluminação com contatores, comando alternativo de motores, etc.

 Por que fazer este curso?
O aluno poderá atuar na montagem e manutenção de comandos elétricos industriais, sistemas de controle ou manutenção industrial de sistemas automatizados. Além de instalar e prestar assistência técnica em comandos de bombas d’água para condomínios residenciais e comerciais.
Este curso é a porta de entrada para quem deseja atuar com automação envolvendo CLP, Inversores de Frequência e Soft Starters, pois para avançar para estas áreas é necessário conhecer bem comandos elétricos.