Já respondendo para não deixar mistérios: Não! a capacidade de condução de diferentes cabos é diferente também.
Cabos de isolamento PVC 70° da mesma seção de condutores de EPR e XLPE tem capacidade de condução menor.
Por que cabos de EPR e XLPE tem capacidade maior que o de PVC?
Mesmo os dois condutores tendo a mesma bitola, o EPR e XLPE tem a capacidade maior pois tem uma camada de proteção a mais, consequentemente suporta mais calor e assim, mais corrente elétrica pode passar por ela.
Isso acontece pois os condutores com isolação EPR e XLPE suportam até 90ºC e os cabos com isolação PVC suportam até 70ºC.
Também é importante lembrar que, quanto mais corrente elétrica em um condutor, mais calor é gerado no cabo, logo, se o cabo suporta mais calor, suporta também mais corrente elétrica.
Capacidade de conduçao nas Tabelas do eletricista
Você pode encontrar várias tabelinhas de capacidade de condução, elas ajudam pois na prática os valores normalmente não mudam muito disso. Veja abaixo:
Veja que temos algumas observações abaixo que são muitos importantes de serem vistas, pois dependendo da sua região e a quantidade de circuitos no mesmo eletroduto essa tabela não vale para você.
A tabela 1 é o método B1, o mais utilizado nas residencias… esse método é utilizado para condutores isolados em eletroduto embutido.
Nesta tabela, podemos observar a diferença entre a capacidade de condução dos condutores de diferentes tipos de isolação, no caso PVC e HEPR.
Por exemplo, na tabela 01, temos que um condutor de 1,5mm² com isolação PVC suporta uma corrente de 17,5A e um condutor de isolamente HEPR, com a mesma bitola de 1,5mm² (seção transversal) suporta uma corrente de 23A.
Essa é uma diferença muito grande se for pensar bem, o que faz com que o HEPR seja utilizado em situações adversas.
Vídeo sobre o assunto da capacidade de condução
Comente sobre o que você achou do assunto aqui embaixo!
Telredes Cursos
“Conhecimento para uma vida melhor”
Conheça os nossos cursos:
– Eletrônica – com foco no conserto de placas;
– Comandos Elétricos (Elétrica Industrial);
Escrito por:
Gustavo Maciel.