Você sabe como instalar um interruptor corretamente? Sabe os tipos de interruptores que podemos instalar ou as formas que podemos instalar?
Esse artigo responderá todas as suas dúvidas em relação a isso e muito mais! Então siga com a gente para saber tudo….
O que é um interruptor?
Interruptor não é nada mais do que um dispositivo para controlar o fluxo de corrente elétrica em um circuito. Ou seja, com ele você pode deixar a corrente fluir pelo circuito apenas acionando o interruptor na sua forma fechada e na sua forma aberta, você corta o fluxo de corrente.
Eu digo que o interruptor é a mesma coisa que uma torneira de água, porém com seu funcionamento invertido.
Como assim? Muito bem, quando nós abrimos uma torneira, a água flui para fora e quando fechamos a torneira, o fluxo de água é interrompido, certo? Então, o interruptor funciona da mesma forma, porém quando nós abrimos o interruptor, não há fluxo de corrente e quando fechamos o interruptor, há fluxo de corrente elétrica.
Já estamos muito habituados a ver e usar interruptores nas nossas residências, escritórios, lojas, shoppings e entre outros, pois ele é com certeza um dispositivo essencial em qualquer instalação, pela sua facilidade de instalação e grande facilidade em seu uso também.
Onde usamos o interruptor?
O uso dos interruptores são diversos e você pode encontrar seus usos em todos os tipos de instalações elétricas, seja residencial, predial, industrial e comercial.
Como foi visto acima, o interruptor serve para controlar um circuito, então esse circuito pode ser como por exemplo, acionar uma lâmpada, que é o uso mais comum de um interruptor.
Mas podemos ver o interruptor comandar qualquer carga (claro, respeitando o limite de corrente suportado pelo interruptor), como por exemplo, pequenos motores elétricos, ventiladores de teto, persianas elétricas, exaustor e muito mais!
Quais são os tipos de interruptores elétricos?
Os interruptores mais comuns que nós vemos no dia a dia são: Interruptor simples, paralelo e o intermediário. Veremos como instalar cada um desses interruptores nesse artigo. Mas lembre-se que todos tem a mesma funcionalidade, apenas mudando um pouco o seu uso.
Vamos começar então pelo mais simples, que de fato é o Interruptor Simples.
Como instalar um interruptor simples?
Então o interruptor simples é o mais utilizado nas instalações elétricas. Em instalações residenciais, por exemplo, ele é normalmente colocado ao lado da porta de cada cômodo para desligar ou ligar uma lâmpada. E seu único uso é mesmo para acionar ou desligar uma carga por apenas um ponto.
O interruptor simples pode vir em conjunto com outros interruptores, por exemplo, interruptor de duas ou interruptor de três teclas.
imagem do autor – 2021
E seu modo de instalação é o seguinte:
imagem do autor – 2021
Vemos então o esquema de ligação do interruptor simples. Nele chega um condutor de fase e sai o retorno que vai ligar a carga elétrica, ali colocamos como uma lâmpada de exemplo.
O esquema de ligação do interruptor pode variar de um modelo pra outro, mas o princípio é esse: Chega um condutor de fase nele e sai outro condutor para acionar a carga.
Como instalar um interruptor paralelo?
O modo de instalação do interruptor simples muda um pouquinho, mas sempre com a essência de acionar ou desligar uma carga.
O interruptor paralelo serve para você acionar uma carga por dois pontos diferentes. Podemos muitas vezes ver esses interruptores em escadas, por exemplo, onde você no início da escada aciona o interruptor e acende uma lâmpada e no final da escada, você aciona outro interruptor que desliga a lâmpada.
Vemos então que precisamos de dois interruptores para fazer funcionar o circuito, correto? Veja o seu esquema de ligação:
imagem do autor – 2021
Para acionar o interruptor paralelo, você precisa chegar com o condutor fase em um dos interruptores e sair com dois condutores para o outro interruptor e só do outro interruptor que você vai sair com um condutor para a sua carga,
A forma física do interruptor simples e paralelo pode ser a mesma, então você pode não notar a diferença entre eles apenas olhando a a tecla.
Como instalar um interruptor intermediário?
Agora vamos para o nosso ultimo interruptor que veremos aqui. O interruptor intermediário!
O interruptor intermediário é utilizado onde você precisa acionar alguma carga por mais de dois pontos distintos.
Seu esquema de ligação é o seguinte:
imagem do autor – 2021
Aqui vemos que o interruptor intermediário fica entre os interruptores paralelos e você pode colocar quantos intermediários quiser! Assim você pode controlar a mesma carga por vários pontos distintos. A grande sacada para funcionar corretamente é você colocar os paralelos como a entrada de fase e a saída para a carga e o intermediário se for colocar mais de um, apenas ligar em série.
Sua forma física normalmente é normalmente maior que o interruptor simples e paralelo, ou seja, vem normalmente com apenas uma tecla no seu conjunto e a tecla um pouco maior. Mas pode ter modelos de interruptores que todos sejam idênticos.
Assista ao vídeo para ver na prática!
Observação:
Como você pode ter visto, todos os interruptores têm o condutor fase chegando neles e não o neutro como muitas pessoas fazem.
Esse pequeno detalhe nos da maior segurança na hora de mexer na carcaça da lâmpada ou equipamento que o interruptor está controlando, minimizando a chance de choque elétrico.
Se caso você ligar a fase direto no equipamento e controlar a passagem do neutro, deixará o equipamento sempre energizado, coisa que não acontece caso você por o condutor neutro ligado no aparelho.
Então você aprendeu a como instalar um interruptor simples, paralelo e intermediário, comente o que achou desse artigo ou se foi útil para você 🙂
Caso você queira aprender a fazer a instalação de uma casa, comércio e até mesmo de um pequeno edifício, faça um Curso de Eletricista Residencial e Predial Completo com o melhor curso do Brasil!
Telredes Cursos
“Conhecimento para uma vida melhor”
Texto de: Gustavo Maciel dos Santos