Como testar um capacitor?

Vamos aprender juntos como testar um capacitor de ventiladores, micro-ondas, máquinas de lavar roupa e entre outros tipos de motores elétricos que utilizam capacitores.

Prefere assistir? Assista a aula extraída do curso de eletrônica da Telredes

Gostou dessa aula? Confira o curso online e com certificado da Telredes com esse e diversas outras aulas em vídeo.

Existem algumas formas de você testar estes capacitores e vamos te explicar aqui as formas mais simples, com o multímetro digital, multímetro analógico e mesmo uma forma de você fazer seu próprio testador.

Sim! Vamos te dar um pequeno passo a passo para você criar um testador de capacitores caso não tenha um multímetro em mãos.

Já saliento aqui que, tome MUITO CUIDADO nestes testes, pois os capacitores armazenam uma carga grande de tensão e que pode facilmente te dar uma descarga (choque elétrico) mesmo fora de um circuito.

Então para os testes, utilize um óculos de proteção pelo menos, pois os capacitores podem explodir e e se possível, utilize uma luva isolante.

Por isso, acho justo nós começarmos a falar de como descarregar o capacitor para prevenir eventuais descargas indesejadas.

Veja a imagem simbólica de um capacitor comum abaixo:

imagem de um capacitor eletrolítico

Vemos que este capacitor tem dois pinos, correto?

São nestes pinos que nós vamos fazer os testes e também é neles que você NÃO pode encostar com alguma parte do seu corpo sem antes descarregar.

Como descarregar um capacitor?

É muito simples e vamos te falar duas formas aqui, a segunda forma é a mais correta e segura, e é em conjunto com a segunda forma de testar o capacitor que vamos ver neste artigo. Então vamos ver depois.

A primeira opção é a seguinte:

Pode ser utilizado uma lâmpada ou um resistor. Esses dois tem a mesma função na verdade, funcionar como uma resistência que irá consumir a carga do capacitor.

Para isso, utilizando o exemplo de uma lâmpada incandescente:

como descarregar um capacitor e como testar um capacitor

Então assim conseguimos descarregar o capacitor com segurança. No lugar da lâmpada, pode ser utilizado um resistor também!

Obs:
Apenas para confirmar, se você quase tem certeza que o capacitor está descarregado, pode fazer este teste (por mais que não seja recomendado):

– Pegue um alicate, chave de fenda ou qualquer coisa metálica com isolamento onde você pode segurar e encoste as duas pontas do capacitor com esse equipamento.

Quanto mais carga o capacitor tiver, maior será sua descarga!

Estamos falando bastante sobre cuidado e da carga do capacitor, pois existem modelos com tensões muito maiores que vemos na nossa rede comum de 127V ou 220V.

Para conhecer mais sobre os capacitores e outros equipamentos eletrônicos e de como funcionam, conheça o nosso Curso de Eletrônica. Curso perfeito para aqueles que querem entrar no mundo da eletrônica ou mesmo que querem se aperfeiçoar.

Vamos continuar….

Agora que o capacitor está descarregado, vamos para o primeiro teste.

Teste de Continuidade

Veremos com este teste se o capacitor está em curto-circuito ou não. Por isso, ponha o seu multímetro na escala de continuidade.

Depois pegue as ponteiras do multímetro e encoste nas ponteiras do capacitor.

Se caso não aparecer nenhum valor na tela do multímetro, significa que neste teste o capacitor está em perfeito estado.

Teste do capacitor com multímetro

Este teste serve para ver se o capacitor está carregando.

O primeiro método consiste no teste com um multímetro – pode ser digital ou analógico – e mais especificamente com o ohmimetro.

Logo, coloque seu multímetro na escala de ohmimetro.

Qual a escala colocar?

A escala vai depender do tamanho do seu capacitor e não, não do tamanho físico dele, mas sim da sua carga armazenada em Farad.

Normalmente, utilizamos a escala de 20k ou 2k ohms. Agora, caso o capacitor tem uma carga pequena, por exemplo 1 micro farad, você pode utilizar a escala de 2M ohms.

Aqui a escala para iniciar então coloque 20k ou 2k ohm, caso necessário depois, altere para mais ou para menos.

Vamos passar uma dica sobre a escala mais a frente neste artigo, então fique ligado até o fim!

Seguindo o teste então…

Após escolher a sua escala, ponha  as ponteiras como a imagem a seguir:

como testar um capacitor?

Assim que você colocar as ponteiras do multímetro no capacitor, olhe o visor do multímetro.

Para o capacitor estar carregando corretamente a sua resistência no capacitor deve variar. Se caso logo de primeira não variar, troque as ponteiras e tente novamente.

Se caso alterar de forma extremamente rápida, pode ser que sua escala ôhmica esteja muito pequena, logo, suba uma escala e refaça o teste, verá que agora aparece um valor de resistência por mais tempo no multímetro.

Se caso não aparecer nada no resistor, mude a escala e as ponteiras como vimos acima, porém se mesmo você testar com todas as escalas e não aparecer nada, significa que o capacitor não está carregando e logo, está com defeito.

E se caso tivermos o multímetro analógico?

O teste é exatamente o mesmo!

Se caso o ponteiro do multímetro analógico não alterar, demonstra o problema do capacitor.

Teste com o Capacímetro ou capacímetro do multímetro

Para este teste, verifique se seu multímetro tem a opção de capacímetro ou tenha um capacímetro em mãos.

Se for utilizar o capacímetro do multímetro, pode ser que você tenha que trocar as ponteiras de lugar, verifique as ponteiras para que fique uma na posição do capacímetro e outra no COM como podemos ver pela imagem abaixo:

como testar capacitor

Perfeito, então temos as ponteiras no lugar certo e sabemos que a escala do capacímetro é em Farad (F), esta escala verde com 200u, 20u, 2u e assim sucessivamente que vemos na imagem acima.

A escala depende da capacidade do capacitor novamente, se for um de 15µF, você vai por na escala de 20µF e realizar o teste.

Assim como o resistor, o capacitor tem uma tolerância de 5% ou 10% normalmente.

Fazemos o teste ligando as ponteiras do multímetro nas pontas do capacitor e lemos o resultado na tela do multímetro, se o valor der bem próximo ao verdadeiro do capacitor ok.

Se caso o valor der muito abaixo (mais baixo que a tolerância de 5 a 10%) ou mesmo 0, o capacitor não está funcionando corretamente.

Testador de  Capacitor

E agora vamos para a parte preferida de muitos! A hora que nós fazemos um circuito eletrônico para realizar as medições.

Mas não se preocupe caso você não tenha conhecimento na área, por menos de 10 reais (normalmente) e um pouco de vontade você faz este testador bem fácil!

Vamos precisar então de um resistor de 47kΩ – 2W, um diodo 1N4007 e um LED comum.

Veja na imagem abaixo o esquema prático deste testador de capacitor então:

como testar um capacitor

Lembrar que o LED tem um lado achatado, esse lado achatado fica virado para o diodo.

Então feito este esquema ai com o seu capacitor, basta ligar o circuito na rede de energia e observar o LED, verá que o LED irá acender e apagar rapidamente, isso significa que o capacitor está em bom estado.

Agora se o LED não acender ou ficar sempre aceso, significa problema no capacitor.

Lembra que lá no inicio falamos de mais uma forma segura de descarregar o capacitor? Então vamos ver ela agora.

Como você acabou de carregar o capacitor, não encoste em nenhuma parte não isolada do circuito!

Retire esse circuito da rede de alimentação e com cuidado inverta as ponteiras do capacitor.

Feito isso, verá que o LED irá acender e apagar rapidamente novamente, mostrando o descarregamento da carga do capacitor.

Preste atenção no LED, caso o capacitor tenha uma carga muito baixa, esse tempo que o LED acende e apaga é muito rápido.

Quanto maior a carga, mais tempo o LED ficará aceso.

Este circuitinho você pode montar ele em uma caixinha ou protoboard e levá-lo consigo para os trabalhos sem problema nenhum.

Alguns profissionais preferem ele do que pelo teste do multímetro, mas vai de cada um, o importante é saber como testar um capacitor de forma correta.

Então aqui conseguimos responder as nossas dúvidas de, como testar um capacitor de forma correta e segura.

Mais uma vez saliento a vocês a tomarem muito cuidado com estes testes, capacitor pode armazenar muita carga elétrica e você pode ser um caminho para ele descarregar, não cometa este erro.

Espero de verdade que este artigo e vídeo te ajudaram de alguma forma, conte conosco se precisar de algo!

Telredes Cursos
“Conhecimento para uma vida melhor”

Conheça os nossos cursos:

Curso de Eletricista Completo;

Curso de Eletrônica – com foco no conserto de placas;

Curso de Comandos Elétricos (Elétrica Industrial);

Escrito por:
Gustavo Maciel dos Santos.

6 comentários em “Como testar um capacitor?

    • jair Autor do postResponder

      Opa Cristiano, fico muito feliz que você tenha gostado do conteúdo! Nos mostre o seu testador para a gente ver, nos marca lá no Instagram! até mais amigo, bons estudos e Deus te abençoe também!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *