Lâmpada Série para a Bancada de Testes na Manutenção

O que é a lâmpada série?

É um circuito elétrico que pode ter apenas uma lâmpada ou várias lâmpadas. A lâmpada é ligada em série com uma tomada e serve para alimentar o equipamento sob teste. O conjunto é formado por um cabo de alimentação com plugue, um bocal ou vários para conectar as lâmpadas, uma tomada e cabos para as ligações. O conjunto pode conter também interruptores para ligar e desligar determinadas lâmpadas em função da potência do equipamento sob teste. É possível fixar o conjunto na bancada, ficando prático e rápido sua utilização.

Qual a função da lâmpada série?

Como a(s) lâmpada(s) ficarão em série com o equipamento sob teste, no caso de ter algum curto-circuito no equipamento, além da lâmpada acender normal, indicando curto-circuito no equipamento, também evita queima de novos fusíveis e outros componentes. Também evita o “susto” na hora de ligar, pois em caso de curto-circuito, normalmente ocorre um pequeno “estouro” e explosão de componentes.

 

Qual a potência e tipo de lâmpadas usar?

Um sistema mais simples, porém que funciona bem na maioria dos testes é utilizar apenas uma lâmpada de 60 ou 100 W em série. Porém as lâmpadas precisam ser incandescentes ou halogenas. Como as lâmpadas incandescentes estão em desuso, pelo menos as de 60 ou 100 W, pode ser usada as lâmpadas halogenas. Outra opção é associar diversas lâmpadas incandescentes de menor potência em paralelo, por exemplo, se tiver disponível no mercado lâmpadas de 40 W, pode ser ligado em paralelo várias lâmpadas. Em pesquisa realizada nesta data (04/10/2018) no mercado livre, encontrei lâmpadas incandescentes para venda de 15, 25, 40, 60 e 100 W.

Mas, atenção: usando apenas uma lâmpada de 60 ou 100 W em série você terá apenas a proteção e indicação de curto no equipamento, isso na maioria dos casos. Porém, dependendo da potência do equipamento testado, não será possível fazer o teste de funcionamento do equipamento ligado a lâmpada série.

Recomenda-se que a potência das lâmpadas seja pelo menos 2,5 x maior que a potência do equipamento sob teste, desta forma, o circuito testado recebe cerca de 75% da tensão da rede e consegue funcionar normalmente, permitido a análise do circuito com a lâmpada série conectada.

Vamos assistir o vídeo abaixo que apresento melhor os detalhes práticos.

Que tal conhecer nossos cursos em https://telredes.com.br

Telredes Cursos

“Conhecimento para uma vida melhor!

12 comentários em “Lâmpada Série para a Bancada de Testes na Manutenção

  1. armindo fábio rocha costa Responder

    Indubitavelmente, um dos conteúdos mais consistentes do youtube. Meus parabéns a você e equipe!

    • jair Autor do postResponder

      Muito obrigado Ivan! Continue acompanhando nosso trabalho temos várias informações técnicas e úteis para quem quer trabalhar com elétrica e eletrônica.

    • jair Autor do postResponder

      Muito obrigado Antônio!!! Espero que outros vídeos do nosso canal sejam úteis pra você, temos de elétrica e eletrônica. Abraços

    • jair Autor do postResponder

      Olá, são lâmpadas incandescentes ou halogenas que colocam uma resistência em série com o aparelho em teste, evitando curto. Por favor, veja o vídeo várias vezes, até entender bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *