Você está procurando saber qual o tamanho do QDC – quadro de distribuição elétrico da sua casa para comprar?
Saiba que essa pode ser uma tarefa fácil, mas mesmo vários eletricistas experientes cometem erros nessa etapa da instalação.
Por isso vamos te explicar detalhadamente o que deve ser analisado antes de comprar ou dimensionar o tamanho do QDC.
Assista a aula abaixo e tire suas duvidas, mas caso queira aprender mais, colocaremos o assunto abordado abaixo do video aqui para podermos aprender ainda mais.
Como escolher o tamanho do quadro elétrico? vídeo-aula
O que é necessário para dimensionar o quadro elétrico?
- Quantidade de circuitos elétricos da instalação;
Você nunca colocará um quadro com menos capacidade da quantidade de circuitos. - Espaço reserva destinado a futuras instalações;
Espaço de reserva | |
Quantidade de circuitos disponíveis (N) | Quantidade minima de circuitos destinado a reserva |
Até 6 | 2 |
7 a 12 | 3 |
13 a 30 | 4 |
N maior que 30 | 0,15 x N |
Tabela 01. Baseada na Tabela 59 da NBR-5410:2004
- Tipo de alimentação da instalação: Monofásico, Bifásico ou trifásico;
Vai determinar quantos DPS’s vão ser necessários na instalação. - Qual tipo de aterramento da instalação?
Também vai determinar quantos DPS’s vão ser necessários na instalação. - Quantos DR’s vão na instalação?
- Irá precisar de blocos de distribuição de neutro ou de terra?
isso tudo são coisas necessárias para o dimensionamento do quadro. Então vamos para um exemplo:
Exemplo de como dimensionar o tamanho do QDC – quadro de distribuição:
- Uma instalação elétrica de uma casa com 6 circuitos elétricos, monofásico, um DPs para cada fase. Dois DR’s na instalação.
Então vamos fazer os primeiros dimensionamentos: 6 circuitos + 1 DPS + 2 DR’s = 9 espaços necessários até agora.
A casa tem 6 circuitos, esse é o nosso valor N demonstrado na tabela 01. Logo, devemos deixar 2 espaços reservas no quadro, assim: 9 +2 = 11 espaços necessários disponíveis.
Vai ser utilizado os barramentos de neutro e terra na extremidade do quadro, ou seja, não precisamos colocar blocos de distribuição no trilho do quadro.
Veja que somando cada espaço necessário, chegamos a um total de 11 espaços mínimos dentro de um quadro de distribuição, então procure por um quadro com esse tamanho mínimo, pode ser maior.
Devo escolher qualquer modelo ou marca?
Pense que qualquer equipamento elétrico que você colocar na sua instalação deve ser de boa qualidade, não apenas por deixar uma boa impressão, mas porque eletricidade não é brincadeira que podemos utilizar qualquer material nos nas nossas instalações.
Devemos ter em mente que o quadro deve seguir um padrão e por isso existem as normas que devemos seguir na hora da escolha do QDC certo. São elas: NBR IEC 60439-3, NBR IEC 60670-1 e IEC 60670-24. Abaixo vamos falar um pouquinho de cada uma:
NBR IEC 60439-3: Quadros de Distribuição de Baixa Tensão
Essa norma especifica os requisitos para quadros de distribuição de baixa tensão utilizados em instalações elétricas residenciais e comerciais. Ela define critérios como resistência elétrica, proteção contra sobrecarga e curto-circuito, além de exigências de segurança para garantir a proteção dos usuários.
NBR IEC 60670-1: Caixas e Invólucros para Dispositivos Elétricos
A NBR IEC 60670-1 estabelece padrões para caixas de embutir e de superfície, garantindo que elas atendam requisitos de resistência mecânica, isolamento elétrico e proteção contra entrada de poeira e umidade. Essa norma é essencial para garantir que os dispositivos elétricos fiquem bem protegidos dentro de suas caixas.
IEC 60670-24: Requisitos para Caixas Destinadas a Quadros Elétricos
Essa norma complementa a anterior, mas com foco específico em caixas e invólucros destinados à instalação de quadros elétricos. Ela estabelece testes e critérios para assegurar que esses componentes suportem impactos mecânicos e condições adversas sem comprometer a segurança da instalação.
Também apenas vamos deixar aqui nossa opinião de você verificar quais marcas trabalham com a área elétrica, pois existe muita marca no mercado que atua em outras áreas e produzem quadros apenas para aumentar o faturamento, não pensando na qualdade ou que esses objetos devem manter a instalação e as pessoas em segurança.
Gostou do conteudo? Teve alguma duvida? coloque sua mensagem aqui embaixo
Telredes Cursos
“Conhecimento para uma vida melhor”
Conheça os nossos cursos:
– Eletrônica – com foco no conserto de placas;
– Comandos Elétricos (Elétrica Industrial);
Escrito por:
Gustavo Maciel.