Como Consertar TV de Tubo na Prática

Por que em plena era dos televisores modernos de LCD, LED e até mesmo OLED resolvemos ensinar a consertar TV de tubo na prática? Tivemos várias solicitações de alunos do Curso de Eletrônica Online e resolvemos fazer várias aulas, desde como abrir o aparelho até os testes dos circuitos com base no esquema elétrico.

No vídeo abaixo vamos apresentar todos os testes realizados e solução do defeito. O modelo que vamos estudar e consertar é o 20PT529A/78R da Philips, é um televisor de tubo de raios catódicos – TRC, mesmo sendo antigo, possui tecnologias nos circuitos da fonte de alimentação muito semelhantes as fontes dos modernos aparelhos. Além de possuir circuitos integrados dedicados, que efetuam inúmeras funções, como vídeo, crominância – RGB, luminância – Y, sincronismo e áudio. O circuito decodificador de áudio tem até DSP (Processador Digital de Sinais) que é um circuito integrado de alta tecnologia.  O aparelho conta também com um Circuito Integrado – UOC, que é conhecido como “CI Faz Tudo”, contendo internamente diversos blocos de circuitos, além dos normais citados acima que fazem parte de todos os televisores. O CI UOC contém internamente um microcontrolador, memórias RAM e ROM, barramento I²C e diversas entradas e saídas de controle.

Este aparelho foi encontrado descartado na rua, inicialmente fizemos a limpeza completa, já fazendo a importante “inspeção visual” onde detectamos trilha rompida e um diodo da fonte “MainSupply” arrebentado. Refizemos a trilha, trocamos o diodo e após verificação de curto-circuito na entrada da fonte, ligamos o aparelho para verificar se com estes procedimentos o aparelho iria funcionar. Mas, para felicidade da “ciência do reparo” o mesmo não funcionou e passamos a medir as tensões da fonte que se apresentavam normais. Passamos a medir a saída da fonte principal e também estavam normais.

Analisando bem o defeito, percebemos que o oscilador horizontal não conseguia manter a oscilação, mesmo recebendo os pulsos corretamente do UOC através do Hdrive. Fizemos uma análise minuciosa desta área, trocando inclusive os transistores drivers do oscilador horizontal e também o capacitor de acoplamento C2411, porém o defeito persistia. Depois de muita pesquisa do que estava causando o defeito, com testes de componentes a frio, etc, etc. Resolvemos ressoldar os pinos do Flyback e ao ligar o aparelho, tivemos a felicidade de verificar o funcionamento normal.

Ao escrever este tópico, o aparelho já estava em teste a uns cinco dias, funcionando perfeitamente.

Venha conhecer o Curso de Eletrônica Online Completo: https://telredes.com.br/curso-de-eletronica-online/

A aula foi muito boa, completa, foram cinco aulas disponibilizadas gratuitamente como Bônus aos alunos do Curso de Eletrônica Online. Veja como foram as sequências das aulas:

1ª Aula – Como abrir, descarregar a energia do tubo de imagem e limpeza geral;

2ª Aula – Identificação detalhada e estudo dos principais componentes do televisor, em todos os estágios da placa;

3ª, 4 ª e 5ª Aulas – Estudo do Manual de Serviço e Esquemas Elétricos do Televisor;

6ª e 7ª Aula – Reparação na Prática

O mais importante foi passar os conhecimentos de análise de defeito e técnicas de reparo que se aplicam a qualquer área da eletrônica.

Telredes Cursos

“Conhecimento para uma vida melhor”

2 comentários em “Como Consertar TV de Tubo na Prática

  1. Carlos Alberto Belmonte Chaves Responder

    Estou com duas TVs da família que funcionando de forma intermitente ao abrir e deixar aberto funciona quando monta volta a intermitência .A imagem cai e o som idem as vezes acho que vale a pena as vezes não.

  2. Ivone Responder

    Poxa li com tanta atenção mas não consegui entender, e olha que eu fuço e conserto as coisas kkk
    Tenho 2 tvs.
    toshiba 29″ apareceu listas vermelhas e azuis qdo dava solavanco ficava boa, mas até que um dia sumiu a imagem.
    A philco 20″ sumiu o som,. Imagem tava boa, fui usar o controle universal pra sintonizar outra, daí sumiu imagem tbm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *