Diodo

Hoje vamos conhecer um componente importantíssimo na area eletronica chamado de diodo. Vamos conhecer suas características, atuações, como funciona e muito mais!

O lado da faixa ou do anél é o cátodo. Outro modelo é o LED, que também é um diodo.

O que é o diodo?

O diodo e um componente eletrônico com propriedades semicondutoras, com quem fazem suas particularidades serem únicas e com muitas vantagens no mundo eletrônico. Sua estrutura física é formada por por dois materiais semicondutores, chamados de P (onde há falta de elétron) e N (onde há excesso de elétron).

Essa estrutura permite com que o diodo conduza corrente elétrica em apenas um sentido, bloqueando a corrente elétrica se estiver vindo do lado contrário.

Veja na imagem acima o símbolo do diodo, suas regiões tipo N e tipo P e também o sentido onde a corrente elétrica percorre. Essa configuração de combinação de duas regiões permite algumas aplicações, como veremos abaixo:

Para que serve o diodo?

Com essas características de deixar passar corrente elétrica apenas por um lado o diodo é muito utilizado como chave eletrônica, ou também chamado de interruptor eletrônico.

Mas por que isso? já que temos tantos interruptores mecânicos no mercado hoje em dia, como os residencais ou industriais vistos como contatoras. Bem… esses interruptores mecânicos possuem um atraso para ser acionado e desligado, fazendo esse trabalho de abrir e fechar por uma frequencia limitada e relativamente alta para os padrões eletrônicos. Por isso o diodo revolucionou fazendo com que possamos alternar a corrente em altas frequências e o diodo consegur acompanhar este processo.

Logo, sua principal funcionalidade é de fazer com que o circuito passe corrente elétrica ou não. Essa aplicação se estende a eletrônica de potência, onde se é utilizado em retificadores, inversores e conversores.

Outros artigos poderemos ir mais afim nas finalidades do diodo e explicar detalhadamente o funcionamento dos retificadores, conversores e inversores, então se você quer esse tipo de conteudo, coloque aqui embaixo do artigo, no campo para comentários.

Como ele se comporta no circuito eletrônico?

O diodo é um componente não linear, mas ele comumente pode ser trazido para um mundo linear para simplificação… normalmente o diodo tem uma resistência baixa, que dependendo da aplicação pode ser considerada zero ohm. Sua queda de tensão normalmente é de 0,7V e em alguns casos mais específicos 0,3V, é necessário encontrar seu datasheet do fabricante para calculos mais precisos.

Datasheet

Todos os parâmetros são encontrados nos catálogos, conhecidos no meio técnico como “datasheet”. Grave bem este nome, pois para você obter as características de todos os componentes eletrônicos semicondutores, precisará recorrer ao seu datasheet.

Felizmente vocês estão na era da informação, conseguem pesquisar quase todos os componentes na internet. Um site que recomento é o http://www.digchip.com, mas caso não encontre, procure no Google mesmo, digitando datasheet + o código do componente.

Comente sobre o que você achou do assunto aqui embaixo! 

Telredes Cursos
“Conhecimento para uma vida melhor”

Conheça os nossos cursos:

– Eletricista Completo;

– Eletrônica – com foco no conserto de placas;

– Comandos Elétricos (Elétrica Industrial);

Escrito por:
Gustavo Maciel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *