Disjuntor que não arma. Como resolver?

Você sabe como resolver problema de disjuntor que não arma? O que aconteceu?

É isso que vamos explicar neste artigo! Se nunca aconteceu com você, leia esse artigo para ficar preparado para eventuais problemas. Então vamos lá!

Por que o disjuntor desarma?

O disjuntor é um dispositivo de proteção da instalação elétrica. Hoje em dia os disjuntores termomagnéticos (chamados de disjuntores DIN) fazem a proteção de sobrecargas e de curto-circuito. Disjuntores NEMA, de cor preta utilizado nas instalações antigas fazem a proteção apenas de sobrecargas.

O desarme do disjuntor então vai acontecer por duas formas: Existindo uma sobrecarga na instalação por um periodo de tempo ou existindo um curto na instalação, fazendo com que a corrente elétrica se eleve muito em um curto periodo de tempo.

Quando acontece o desarme, você normalmente vai tentar rearmar e ai que vemos a diferença entre a sobrecarga e o curto circuito.

Quando o disjuntor desarma por curto circuito (o caso que veremos aqui) o rearme fica quase impossível se o curto ainda existir na instalação. Dizemos quase impossivel pois na maioria dos disjuntores a chave fica bem pesada para rearmar e caso você consiga, existe o perigo de abrir um arco elétrico e fazer uma explosão do disjuntor na sua mão, então tome muito cuidado!

Alguns modelos esse rearme é facil, mas logo que você aciona ele desarma na hora.

Caso o disjuntor tenha ficado no meio, nem acionado, nem desligado, chamado de “TRIP”, normalmente aconteceu uma sobrecarga,

Sabendo que é um curto circuito, como encontrar o problema?

Primeiro vamos utilizar o alicate amperímetro para encontrar o nosso problema, então preste atenção nos passos a seguir!

  • Coloque o amperímetro de tensão alternada.
  • Coloque uma ponteira no barramento de neutro e outra ponteira na saída do disjuntor que está desarmado;
    É pra aparecer 0V mesmo!
  • Coloque agora essa ponteira da saída do disjuntor na entrada do disjuntor e verifique se existe tensão. Se existir a tensão da rede, tudo bem. É mais para verificação que não existe tensão na saída do seu disjuntor.
  • Agora coloque o amperímetro na escala de ohmimetro (continuidade, se o seu equipamento for de outro modelo). Essa escala é aquela que bipa quando você coloca uma ponteira na outra.
  • Coloque uma ponteira no barramento de neutro e coloque a outra ponteira na saida do disjuntor desarmado. Se bipar (der continuidade) significa que existe um curto neste circuito.
  • Deixe as ponteiras assim e peça ajuda para outra pessoa acionar ou desacionar os interruptores para encontrar o problema (caso o circuito for de iluminação). Caso o amperímetro parar de bipar em um interruptor, você saberá que o problema está nele.

Sabendo onde está o problema, fica muito mais rápido para o conserto, não precisando verificar ponto por ponto.

Caso for no circuito de tomadas, vá retirando equipamento por equipamento da tomada e verifique o BIP.

Bom pessoal, é assim que encontramos o problema, se for um equipamento na tomada, apenas retire o equipamento. Se for uma luminária, troque a luminária.

Vídeo-aula do porquê o disjuntor não arma

Resolveu seu problema do disjuntor não arma? Comente sobre o que você achou do assunto aqui embaixo! 

Telredes Cursos
“Conhecimento para uma vida melhor”

Conheça os nossos cursos:

– Eletricista Completo;

– Eletrônica – com foco no conserto de placas;

– Comandos Elétricos (Elétrica Industrial);

Escrito por:
Gustavo Maciel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *