Esquema de Aterramento TT e Como Instalar os DPS – Vídeo 03

Neste vídeo vamos demonstrar o que é o esquema de aterramento TT segundo a norma NBR 5410 e como fazer a instalação dos dispositivos de proteção contra surtos elétricos – DPS. O esquema de aterramento TT é muito polêmico e causa muitas discussões entre os profissionais da área. Nos Estados Unidos este esquema foi proibido por norma devido às constatações de queimas de equipamentos ocorrido por descargas elétricas nas instalações com o esquema de aterramento TT.

No esquema de aterramento TT a resistência de aterramento deve ser muito baixa, o ideal é não passar de 10 Ω, apesar de que até 30 Ω é aceitável, porém na prática como isso não é medido, os valores superam a casa dos 100 Ω em grande parte das instalações elétricas residenciais. Outro problema que observo neste esquema é que o DPS neutro e terra – N/PE deve ser específico para este esquema e por ser do tipo classe I + II é bem mais caro que os demais, encarecendo ainda mais a instalação.

Uma solução é não adotar o esquema TT na íntegra, mas sim equipotencializar o condutor de proteção com o neutro em alguma caixa de passagem antes do quadro – QDC e sair desta conexão com dois cabos um azul claro para o neutro e um verde para o condutor de proteção (terra), de forma que chega ao quadro praticamente com um esquema TN-S.

Também vamos apresentar o diagrama funcional do quadro de cargas – QDC na tela do computador e finalizamos demonstrando como instalar na prática os DPS no QDC, incluindo a ligação do disjuntor geral e dispositivo de proteção contra choques elétricos, o popular DR.

Aproveito para indicar uma série completa de vídeos, onde demonstramos todo o processo da instalação elétrica de uma casa. Começamos os vídeos desta casa na fundação e terminamos com o acabamento final, como montagem do quadro de distribuição, instalação das tomadas, interruptores e luminárias. Além de demonstrar a instalação do chuveiro elétrico e dois ventiladores de teto. Então, se você quer aprender para uso pessoal ou profissional, aproveite esta grande oportunidade.

A série completa pode ser acessada através deste link: https://telredes.com.br/instalacao-eletrica-residencial-na-pratica/

Nossos Cursos:

– Curso de Eletricista Residencial e Predial: https://telredes.com.br/curso-de-eletricista-residencial-e-predial-a-distancia-online/

– Curso de Comandos Elétricos: https://telredes.com.br/curso-de-comandos-eletricos-online/

 – Curso de Eletrônica com Foco na Reparação de Placas: https://telredes.com.br/curso-de-eletronica-online/

 

Telredes Cursos

“Conhecimento para uma vida melhor!”

4 comentários em “Esquema de Aterramento TT e Como Instalar os DPS – Vídeo 03

  1. Jefferson Dias da Costa Responder

    Sobre a dica de conectar e uma caixa de passagem o condutor neutro vindo do padrão junto ao condutor terra através de um barramento é sensacional no esquema TT, gostei muito da sugestão e vou aplicar aqui em casa, pois minha instalação é antiga e na época não havia essa preocupação com a importância dos aterramentos. Contudo instalei hastes para melhorar minha instalação e queria uma dica como essa e finalmente estarei mais seguro em finalizar o sistema.

    • jair Autor do postResponder

      Legal Jefferson! Fico feliz em poder ter colaborado. Faça tudo bem conectado, bem apertado, que fica bom e seguro. Um grande abraço!

  2. Jose Martins Responder

    Olá, professor Jair
    fui aluno do curso de eletricidade predial da Tel Rdes. Gostaria de fazer um comentário e também tirar uma dúvida: Fazendo a conecção do condutor PE no Neutro antes de chegar ao QDC., não causaria uma resistência em caso de uma ocorrência de uma sobre carga?

    • jair Autor do postResponder

      Olá José Martins, muito bom ver você por aqui. Desculpe, mas somente agora apareceu sua pergunta. Se a conexão for bem feita não haverá esta sobrecarga. Inclusive pretendo fazer um vídeo, mais um sobre isso, pois sempre surgem dúvidas e vou postar em breve no canal. Fique atento. Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *